O Sangue circula no organismo pelos vasos sanguíneos, artérias ou veias, e a partir do Coração. O termo Cateterismo Cardíaco se refere à utilização de catéteres para acessar o coração por estes vasos. A idéia de alguns pacientes de que perceberiam a progressão dos catéteres pelo corpo não corresponde à realidade. Os vasos sanguíneos não possuem estruturas que possam transmitir este tipo de estímulo tátil ao cérebro e portanto não é possível perceber o avanço dos catéteres. Mas o que são estes catéteres?
A alegoria que melhor ilustra isso, foi estabelecida para uma menina de 3 anos de idade, ao compararmos o procedimento com a atividade do artesão que monta barcos em miniatura dentro de uma garrafa. Ela imaginou os catéteres como pequenos tubos, semelhantes a canudinhos de refrigerante, através dos quais os médicos iriam operá-la para que não precisasse de uma cirurgia. Na sua imaginação de criança, era como colocar pequenos pincéis na ponta dos canudinhos, para depois pintar o barco lá dentro da garrafa. Imaginou que estes pincéis eram semelhantes aos do vidro de Merthiolate™, e que assim o remédio seria levado até o coração para “pintar o machucado.” Na prática, esses “canudos” são maleáveis e bem mais finos que os de refrigerante, e os “pincéis” são dispositivos de alta tecnologia. Mas não é nada muito diferente disso.
Na maioria dos casos, o Cateterismo Cardíaco diagnóstico em adultos tornou-se um procedimento corriqueiro, que é realizado sob anestesia local com o paciente acordado, em aproximadamente 6 a 10 minutos. Em geral, isso dói menos do que a coleta de sangue para realizar um hemograma. Depois da anestesia, não se espera que o paciente sinta algum desconforto.
Nas crianças de pouca idade, que não conseguiriam permanecer quietos durante o procedimento, se faz necessária a Anestesia Geral, sendo mais demorado. Mas tanto em adultos como em crianças, existem procedimentos mais complexos e prolongados. E há pacientes que já são sintomáticos antes mesmo do Cateterismo ser iniciado, seja pela sua própria doença, ou simplesmente pela sua ansiedade e expectativa.
Serão rapidamente apresentadas algumas características da Circulação Sanguínea, do Coração, e da realização dos procedimentos. Na verdade, este conhecimento não seria realmente necessário para a realização de um Cateterismo bem sucedido. Mas nem todos os pacientes são crianças de 3 anos de idade. Muitos têm verdadeiro interesse em entender a situação em que se encontram e saber exatamente a que estarão se submetendo. Geralmente, isto já lhes foi explicado pelo seu Cardiologista Clínico ou Cardio-Pediatra, que são os médicos responsáveis pela indicação do procedimento. Mesmo assim, quase sempre os pacientes e seus familiares querem conversar um pouco mais sobre o assunto, o que pode diminuir a ansiedade e expectativa presentes.
Mas veja que o Cateterismo Cardíaco está indicado em diversas situações, para pacientes de todas as idades e com doenças muito distintas. Portanto, nem tudo que aqui se discute diz respeito ao seu caso em particular. Você provavelmente não precisa saber tudo isso e pode passar adiante se achar melhor. Entretanto, embora a utilização de termos técnicos tenha sido evitada, alguns deles foram sendo progressivamente introduzidos no texto e talvez seja útil retornar algumas páginas caso se encontre uma palavra de significado desconhecido. Convém lembrar, que a participação do seu Cardiologista é fundamental. Ele é quem sabe colocar todo esse conhecimento no contexto adequado e a seu favor, para que não haja uma falha no entendimento. Confie em seu médico.